Ciência Política

Links Para aulas 1 2 3 4 e 5

Aulas 1 2 3 4 5 e 6

Cronograma trabalhos 2020

Cronograma Trabalhos c textos

PE - Programa de Ensino

Texto Ciência e Senso Comum - BITTAR

MODELO DE FICHAMENTO DESTAQUES

Link em PDF: Textos Contratualistas

Link para modelo fichamento

Texto Fichamento I - A política como ciência

Livros para download:


Livro Origem da Família da Propriedade Privada e do Estado

Bibliografia Hobsbawn

Taxas abstenção Portugal: https://www.publico.pt/2019/10/03/infografia/abstencao-octuplicou-40-anos-347


Dossiê Temático sobre processos de ruptura democrática na América Latina: Dossiê

Relatório de pesquisa INCT - Instituto da Democracia e da Democratização da Informação - Satisfação dos Brasileiros com a Democraciahttps://www.institutodademocracia.org/single-post/relatorioacaradademocracia

Relatório de pesquisa INCT - Instituto da Democracia e da Democratização da Informação

Reforma Eleitoral 2017

Link Comissão Especial Reforma Política na Câmara

Série Histórica Pesquisas Eleitorais

Base de Dados: Jurisdição constitucional no Brasil (1988-2016)

Base dados financiamento

Artigos e Material jornalístico

SARTORI - Nem presidencialismo nem parlamentarismo

Texto Parlamentarismo no Brasil

Proposta de Semi-Presidencialismo

Excelente entrevista sobre o tema da reforma politica, com o cientista político Bruno P. W. Reis.

Marcos Nobre: "O PT não lidera mais o governo". Quais são as sobras do peemedebismo?

Documentário Constituição 1988: Processo Político

Pelo financiamento cidadão das campanhas

Impeachment e Jogos Ocultos

Aula Magna – A Outra ‘Era Vargas’ (Prof. Wanderley Guilherme dos Santos) e outros...
http://vimeo.com/21785406

http://www.iesp.uerj.br/eventos-passados/

ESTADO E BURGUESIA NO CAPITALISMO NEOLIBERAL - Armando Boito Jr

https://www.dropbox.com/s/vxh0qteva7pvt1i/Estado%20e%20Burguesia%20no%20Capitalismo%20Neoliberal%20Boito%20Jr.pdf?m


Poliarquia em 3D -  http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0011-

52581998000200001&script=sci_arttext - SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Poliarquia em 3D. Dados,  Rio de Janeiro ,  v. 41, n. 2,   1998 .   Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52581998000200001&lng=en&nrm=iso>. access on  19  Aug.  2013.  http://dx.doi.org/10.1590/S0011-52581998000200001.

Qualidade da Democracia (Seminário)

— por Sandra Codo — última modificação 12/09/2013 14:12
Debate em torno do livro A Desconfiança Política e os seus Impactos na Qualidade da Democracia, organizado pelo Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia, do IEA. O evento contou com as análises dos professores Fernando Limongi, Marcus Melo, Rachel Meneguello e José Álvaro Moisés, coordenador do grupo e moderador do encontro.

Blog de Metodologia em Política:

http://metodologiapolitica.com/

Livros:

Przeworski:

http://books.google.com.br/books?id=HvmnS64Cg78C&printsec=frontcover&dq=adam+przeworski+democracia+e+mercado&hl=pt-BR&sa=X&ei=d69bVM6cBtTesASanIKQBQ&ved=0CCAQ6AEwAQ#v=onepage&q=adam%20przeworski%20democracia%20e%20mercado&f=false


ENGELS, Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. Trad. Leandro Konder. 9. ed. Civilização Brasileira : Rio de Janeiro, 1984

A política do precariado - do populismo à hegemonia lulista - Ruy Braga


Em seu novo livro, o sociólogo e professor da Universidade de São Paulo, Ruy Braga, utiliza os instrumentos teóricos da sociologia marxista crítica a fim de propor uma leitura inovadora da história social do Brasil – do populismo fordista ao atual lulismo hegemônico –, tendo como vetor analítico a “política do precariado”. Definido como o proletariado precarizado, o conceito de “precariado” situa esse grupo como parte integrante da classe trabalhadora, enfatizando a precariedade como inevitável no processo de mercantilização do trabalho.
Neste livro ambicioso, Braga se coloca diante da tarefa de decifrar a relação entre o proletariado precarizado e a hegemonia lulista. Uma das inspirações do autor são as análises afiadas de Francisco de Oliveira, que priorizaram a reflexão sobre a “formação do avesso” ao demonstrar a despolitização da classe trabalhadora como consequência do governo petista e das políticas públicas federais que alimentaram na última década o mito da superação da crise por meio do aumento constante do consumo popular. Em um trabalho de intensa acumulação crítica, Braga também dialoga com André Singer e Jessé Souza em suas leituras do fenômeno lulista. O livro é dividido em quatro capítulos, seguidos por uma coletânea de artigos escritos ao longo de 2011 e 2012. Tais “intervenções” indicam de maneira privilegiada o movimento de reflexão engajada de um pensador profundamente atento às dinâmicas históricas de seu tempo e às manifestações fragmentadas do processo de precarização em marcha.
O estudo de Ruy Braga procura dar conta tanto dos processos econômicos estruturais (o fordismo periférico, sua crise, a passagem ao pós-fordismo financeirizado) como da dimensão subjetiva do proletariado precarizado (a angústia dos subalternos, a inquietação operária, a pulsão plebeia ou classista dos explorados). Essa atenção à subjetividade do proletariado precarizado, particularmente desenvolvida no capítulo sobre os teleoperadores da indústria do call center, forma atual do precariado brasileiro, é uma das contribuições mais interessantes e originais para a análise da hegemonia em questão. Outro diferencial inovador é a insistência na necessária reflexão sobre a política do precariado antes e depois do golpe militar – o que resulta na ousada tese de que o lulismo se caracteriza pela superação do populismo – no sentido da Aufhebung hegeliana: nega, conserva e eleva a um patamar superior.
Tão rigorosa quanto inovadora, essa obra é também provocante e “eminentemente radical, crítica e subversiva”, nas palavras de Michael Löwy, autor do prefácio, a ponto de desmanchar consensos. Na contracorrente do consenso dominante, a pesquisa de Ruy Braga indica que a despeito da relativa “satisfação” acusada pelas eleições presidenciais e da aparente estabilidade do modo de regulação proporcionada pelo “transformismo” petista, a hegemonia lulista encontra-se assentada em um terreno historicamente movediço. A instabilidade de base seria resultado de um consentimento passivo das massas que aderiram momentaneamente ao governo, seduzidas pelas políticas públicas redistributivas e pelos modestos ganhos salariais advindos do crescimento econômico; e de um consentimento ativo das direções sindicais, seduzidas por posições no aparato estatal, fora as incontáveis vantagens materiais proporcionadas pelo controle dos fundos de pensão.
Quando a pulsão plebeia esmiuçada no livro volta a impulsionar a atividade grevista no país, Ruy Braga nos impele a refletir sobre os limites do atual modelo de desenvolvimento brasileiro. A política do precariado é, portanto, leitura obrigatória para os que desejam entender e transformar o momento presente.
Trecho do livro
“O recente aumento dos acidentes e das mortes no trabalho, a resiliência do número absoluto de trabalhadores submetidos à informalidade, a concentração da massa dos empregos na base da pirâmide salarial ou a elevação da taxa global de rotatividade e de terceirização da força de trabalho dão ideia da desagregação social que a ortodoxia rentista afiançada pela “Carta ao Povo Brasileiro” assegurou ao país na década de 2007. Por seu lado, a teoria da formação da “nova classe” somada à tese da hegemonia às avessas ajudaram a esboçar uma resposta sociológica ao enigma da conversão do petismo ao rentismo globalizado: para pilotar o modelo de desenvolvimento pós-fordista no país sem romper com o ciclo da valorização financeira só mesmo pacificando as fontes do trabalho barato, daí uma modesta desconcentração de renda na base da pirâmide salarial a fim de garantir uma severa concentração de capital financeiro no cume do regime de acumulação. Tudo somado ao “transformismo” da direção histórica dos movimentos sociais no país”
Disponível: http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/titles/view/a-politica-do-precariado

Debate sobre o Livro com Singer e Francisco de Oliveira -

Ruy Braga apresenta "A política do precariado: do populismo à hegemonia lulista" | Debate

https://www.youtube.com/watch?v=F8A-HkhA_VE&t=10

Lista de livros e filmes sugeridos:

https://www.youtube.com/watch?v=D6MhmJPEQb0 - Aldous Huxley - Brave New World

Série Direito e literatura: https://www.youtube.com/watch?v=IdgmSlATXSU

Golpe de 64 entrevista inédita com Jango Goulart:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/04/1434746-leia-a-integra-da-entrevista-inedita-de-jango-ao-historiador-john-dulles.shtml

Vida na Rua - Série TV record

http://noticias.r7.com/jornal-da-record/videos/conheca-historias-diferentes-de-mulheres-com-algo-em-comum-a-vida-nas-ruas-13052015

Lista Filmes Politica

A Morte do REI - Pré -  Revolução Gloriosa Inglaterra
https://www.youtube.com/watch?v=ic2T7dhyMa0

http://www.ufrgs.br/cinema-cienciapolitica/os-filmes/Ciencia e Senso Comum

https://prezi.com/view/i1rM3hswpnbVecMhh1wY/Apresentação PREZI Ferraza

Feudalismo - https://www.youtube.com/watch?v=poOx94WZngk


3 comentários:

  1. Professor, parabéns pelo blog. Engloba temas relevantíssimos da atual conjuntura do Brasil, obras e artigos interessantíssimos. É para ficar o dia todo lendo, atualizando-se e se divertindo. Parabéns mais uma vez.

    Da aluna Kellyn Schiefler Fontes

    ResponderExcluir
  2. Kellyn, agradeço-lhe pelas palavras de estímulo. Este é um espaço em que acumulo os achados e leituras disponíveis na rede. Se você gostou é sinal de que há muito material relevante circulando. Cabe-nos o garimpo. Este pode ser um atalho. Abraços e apareça sempre por aqui. Sinta-se a vontade para deixar comentários aos posts de forma geral. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Esse blog tem sido fonte recorrente em meus estudos. outras vezes serve puramente ao propósito recreativo, quando a leitura fica cansativa, recorro ao verborragio.

    ResponderExcluir