terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vale recebe o nada honroso prêmio de pior empresa do mundo

Mais de 88 mil pessoas participaram da votação, promovida pelo site Public Eye People's e patrocinada pelo Greenpeace, para eleger a pior empresa do ano. E os eleitores decidiram entregar o "Oscar da Vergonha" para a Vale. A companhia é a primeira brasileira a concorrer ao pleito, realizado desde 2000. Desde segunda-feira na liderança, ela foi defenestrada por 25.042 eleitores - 797 a mais que a japonesa Tepco, que opera as usinas nucleares de Fukushima.





Também participaram do concurso a sul-coreana de eletrônicos Samsung (19.014 votos), o grupo bancário Barclays (11.107), a suíça de agronegócio Syngenta (6.052) e a mineradora americana Freeport (3.308).
O ranking, assim como o perfil das competidoras, está disponível no site http://www.publiceye.ch/en/ranking/.

A Vale é citada como uma empresa "com longa trajetória caracterizada por condições de trabalho desumanas, violações de direitos humanos e destruição do meio ambiente" em diversas partes do mundo. A empresa é lembrada por participar do consórcio responsável pela construção da usina de Belo Monte. Para os ambientalistas , trata-se de um "empreendimento de US$ 17 bilhões planejado de forma autoritária, sem ouvir a população afetada e em desacordo com os direitos humanos e as leis ambientais".





A Vale emitiu um comunicado em que tenta se explicar das críticas sofridas. Quem tiver interesse e paciência para ler a posição da Vale, basta buscar no Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário