O Seminário de Políticas Culturais acontece para preparar ações e implantar as metas da próxima década.
Após seis anos de longa discussão, o Plano Municipal de Cultura está prestes a ser finalizado e integrado à lei que prevê a regulamentação do Sistema de Cultura de Jaraguá do Sul. O último passo será dado no dia 17 de março, quando ocorre o 1º Seminário de Políticas Culturais.
Depois de concluído, o documento segue para apreciação na Câmara de Vereadores, e deve ser votado ainda neste ano. O objetivo desse evento é elaborar ações para que as 31 metas estabelecidas em duas conferências realizadas nos anos de 2007 e 2009 possam ser implantadas.
Com o plano, que valerá por dez anos, a cidade regulamentará o Sistema de Cultura de Jaraguá que integra o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura (que já existem no município), além de ser incluída no Sistema Nacional de Cultura para poder receber recursos federais.
No seminário, serão promovidas oficinas divididas em cinco eixos temáticos: Gestão Pública de Cultura; Economia da Cultura; Preservação do Patrimônio Cultural; Cultura, Direito e Cidadania; e Cultura e Comunicação. Cada grupo será responsável pela elaboração das ações de cada tema.
A exigência da criação de um planejamento para a Cultura vem desde 2007, quando Fundação Cultural assinou um termo com o Ministério da Cultura. A presidente do Conselho Municipal de Cultura, Silvia Kita, explica que o documento foi feito agora porque somente no ano passado o governo federal assinou as metas do planejamento nacional.
“Queríamos elaborar algo aqui com base no documento federal”, diz Silvia.Com o planejamento estabelecido, os gestores públicos da área da cultura terão uma meta para seguir e poderão fazer um planejamento. “Vamos conseguir dar mais segurança para o gestor público, que vai ter um embasamento”, comenta a presidente.
Fonte: Jornal O Correio do Povo (24/02)
Nenhum comentário:
Postar um comentário