terça-feira, 30 de junho de 2015

É o presidencialismo sem coalizão e sem paralisia decisória

"Tensões na relação entre governo e congresso não são nenhuma novidade, mas um congresso que não apenas barra a agenda do governo, mas também legisla ativamente de forma frontalmente oposta à posição do governo em policies de grande relevância - forçando-o a catar os cacos e lidar com as consequências da própria derrota - eu nunca tinha visto em minha vida, nem mesmo sob Collor. Cunha e seu séquito criaram essa novidade na política brasileira. É o presidencialismo sem coalizão e sem paralisia decisória."
Wagner Mancuso - Prof. Ciência Política USP

  • Há muito gente sem entender nada sobre o que vem ocorrendo, [as contradições em curso] e além disso produzindo muita desinformação... um pouco de luz ao tema, sob uma perspectiva como esta esposada no argumento, seria muito bem vinda.
    Curtir · Responder · 1 · 10 min
  • Wagner Pralon Pois é, eu já vi gente xingando a Dilma por causa da nova regra das aposentadorias, alternativa ao fator previdenciário, que lhe foi imposta pelo congresso.
    Descurtir · Responder · 1 · 7 min
  • Jeison Giovani Heiler Por ex, até pouco tempo a aprovação do fator 85/95 seria impensável no congresso. Alías, tramitou muito tempo nas comissões este projeto. E agora foi aprovado sob perspectivas de veto e maior desgaste da presidente.
    Curtir · Responder · 1 · 7 min
  • Curtir · Responder · 1 · 7 min
  • Jeison Giovani Heiler Jogamos com a incompreensão política dos cidadãos. É uma aposta pavorosa!
    Curtir · Responder · 1 · 6 min
    • Jeison Giovani Heiler
      Escreva uma resposta...
  • Wagner Pralon Nesse caso ela se ferrou duas vezes: uma pq foi obrigada a aceitar a alternativa ao fator previdenciário, e outra porque foi obrigada a propor uma combinação "pior" de idade e tempo de contribuição. Na verdade se ferrou numa terceira também, pq o pessoal acha que isso vai piorar a vida deles no curto prazo, enquanto na verdade melhora (embora o efeito disso para a previdência no longo prazo seja sempre controvertido)

Evolução Recente da Proteção Previdenciária e seus Impactos sobre a redução da pobreza
http://www.previdencia.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/Informe_outubro_2014_web.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário