quarta-feira, 22 de julho de 2015

sentou e disse

Sentou e Disse:
Amor é uma jibóia sem dentes.
engole, rumina.
desabotoa-lhe pelo avesso.
vomita.
contempla a criação.
engole.
vomita novamente.
enrola-se pelas pernas.
cinge-lhe pela cintura.
sufoca-lhe pelo pescoço.
tendo-no morto.
devora-o por completo.
e
pranteia por 7 dias guardados
o perecimento do bem amado

terça-feira, 14 de julho de 2015

É quase como montar uma banda

A questão não é a coisa em si
seus contornos
a sombra
que fez
sobre as paredes
distinto é
cruzar as penas
ou a rua
a poeira zunindo
seus grãos micropossibilidades
é uma rua distante
um cruzamento entre dois nomes que nunca se esbarraram pelo mundo
Olga Maria Bittencourt
Fernandes Nunes Santana
Talvez Padre Roma
tão anônimos os nomes das ruas de minha infância
que poderiam ter vivido um caso
uma boceta e um pau meia bomba
girando pelos lençóis de um hotel barato
Marcos Coelho é agora
um criminoso distinto
com sua própria foto e registro no sistema penitenciário municipal
naqueles tempos era um moleque
mudou-se pro beco depois
nunca pediu vaga no time
chegava, entrava
saía quem tivesse juízo
este dente aqui ó
perdi em uma briga com ele
em outra apanhamos em três
Gazaniga, Adirlei e Eu,
talvez o Quinho também
aí surgiu a ideia
montar uma boa gangue
com armas
território e táticas próprias
era quase como
montar uma banda
ou
um grupo de música popular brasileira.







Fim do blog aldeia gaulesa

E o momento chegou, sem mais rodeios e adiamentos, resolvo anunciar o fim das atividades do blog Aldeia Gaulesa. 
Sim, este blog não receberá mais novos conteúdos e está encerrando, oficialmente, sua continuidade. Contudo, o blog não será apagado, mantendo no ar todo seu arquivo de publicações.
Mas, antes de seguir expondo as razões deste anuncio, cabe um rápido comentário sobre as motivações iniciais deste blog e sua trajetória.

Criei o Aldeia Gaulesa em janeiro de 2007, mas não foi este o meu primeiro blog. No final dos anos 1990 tive uma primeira experiência, na época ainda não tinha o termo "blog" se popularizado e aquela primeira tentativa foi utilizando a plataforma "HPG" (alguém ainda se lembra dela?), durou alguns meses, com bons resultados, mas de vida efêmera. O uso da internet ainda era restrito e as possibilidades técnicas limitadas e custosas economicamente.

Depois disto criei dezenas de outros sites e blogs, alguns coletivos outros individuais, mas a experiência mais exitosa e duradoura sem dúvida foi o Aldeia Gaulesa. Quando o criei em 2007 a ideia era de um blog claramente de esquerda, sem medo de tomar posições políticas, mas que não restringi-se o diálogo apenas para "convertidos" ou filiados a determinado partido. Era criar um espaço de debate e informação no campo da esquerda, mas que não se fecha-se a internismos e questões que pouco interessam a um público um pouco mais amplo.

O espírito geral era de ser mais uma voz de resistência e em defesa da democratização do acesso a informação, uma "aldeia" de resistência em um ambiente amplamente dominado pelos grandes meios de comunicação. Sem alimentar ilusões de que um blog, sozinho, teria capacidade de promover grandes mudanças, mas com a pretensão mais modesta de tentar, de alguma forma, colaborar para a difusão de uma opinião crítica sobre a sociedade.

Durante este período, o blog contou com inúmeros colaboradores, que ajudaram de diversas maneiras para o blog ter vida e público. Foram mais de três mil e trezentos posts, mais de um milhão e meio de acessos e algo entorno de seiscentos mil visitantes únicos. São números que nos orgulham, principalmente se constatarmos que o blog jamais contou com qualquer estrutura profissional, com qualquer aporte financeiro e sendo atualizado basicamente nos meus horários livres.

A bem da verdade, o blog contou com uma conjuntura favorável, quando em meados da década passada a chamada blogosfera emergiu ganhando um amplo espaço nas redes, mostrando uma força tamanha que muitas chegaram a firmar que estava fadado o fim dos “portais de notícia” e dos grandes “jornalões” como canais hegemônicos de informação e opinião. Uma mídia alternativa, com baixíssimo custo e com uma potencialidade infinita de pluralidade de opiniões parecia ser um caminho sem volta. Podemos chamar este período de a “era de ouro” da blogosfera, onde milhares de blogs surgiram em todo o país.

No Brasil, o grande momento deste tipo de comunicação alternativa talvez tenha sido na eleição da Dilma em 2010 e o famoso caso da “bolinha de papel”. A possibilidade das informações passarem a ser fruto de ações individualizadas e fragmentadas, rompendo com o monopólio das grandes empresas de mídia, no entanto, já naquele período demonstrava alguns sinais de fragilidade da blogosfera, que nos anos seguintes se confirmariam. Se 2010 pode ser apontado como o auge da blogosfera progressista, foi também a partir daí que se acelerou seu processo de derrocada. Não pretendo aqui detalhar suas causas, mas constatamos que o enfraquecimento da blogosfera que se iniciou nesta década é incontornável. Ela seguirá, sem dúvida alguma existindo e desempenhando um papel fundamental na disputa de opiniões e informação, mas não com o mesmo alcance e sedendo espaço para outros meios e plataformas, mas bem, isso já é assunto para outro momento.

Merece registro a triste constatação que são poucos (quase inexistentes) os mecanismos de fomento e incentivo, no Brasil, para a construção de espaços de mídia e comunicação alternativa. Tentar fazer mídia alternativa em nosso país é uma tarefa heroica!

A noção de pluralidade que potencialmente a informação nas redes permite, está cada vez mais condicionada a presença hegemônica dos grandes veículos e ao poder financeiro. Hegemonia relativa e com fragilidades, mas ainda sim uma presença cuja força é inquestionável. As próprias redes sociais, fundamentais para uma difusão de informação, hoje caminham para um fechamento cada vez maior, no Facebook, a maior rede em número de usuários, quem não pode pagar para ser visto, desaparece.

Felizmente, a internet não se resume ao Facebook e aos portais, a comunicação alternativa e direta entre as pessoas segue e seguirá viva. O que não tem mais sentido é tentar, através dos poucos recursos disponíveis para um blog, acreditar que isoladamente, possa dar conta de responder ao conjunto de fatos da conjuntura imediata. Ainda que o Aldeia Gaulesa nunca tenha tido exatamente esta pretensão, sempre teve em sua pauta central debater os temas da conjuntura imediata. Paulatinamente, no entanto, não tivemos mais folego para manter uma linha editorial neste sentido. Sem nenhum investimento e algum grau de profissionalismo, não é possível, diariamente, debater os principais fatos do momento por uma perspectiva crítica. A falta de meios materiais se impõe...

A vida também se encarrega de colocar novas perspectivas e desafios e, no meu atual momento, não é mais possível dedicar tantas horas diárias para manutenção deste espaço. Nos últimos meses o ritmo de atualizações já havia caído drasticamente. Tive o desprazer, ao longo desta caminhada na blogosfera, de acompanhar muitos blogs parceiros de luta e caminhada acabarem. A imensa maioria sem anunciar formalmente seu fim, alguns até mesmo ensaiando retornos, que no entanto foram efêmeros e sem continuidade. Acho ruim um blog acabar desta forma e por essa razão que optei por anunciar o fim do blog e não simplesmente acabar com ele por falta de atualização, quase como uma "morte por inanição".

O Aldeia Gaulesa não receberá mais nenhuma atualização, assim como não será mais permitido a publicação de nenhum comentário.

O blog não será retirado do ar, todos os posts e comentários seguirão disponíveis na rede. Como historiador, defendo a importância da manutenção de registros de memória. Na web, onde muitas vezes reina uma instantaneidade fugaz, que não deixa registros públicos, manter viva esta memória digital é um esforço necessário.   

Por fim, quero agradecer a todas e todos que, de alguma forma, acompanharam este blog. Seja aqueles que escreveram artigos, sugestões de pauta, comentários e observações das mais variadas, ajudaram na divulgação do blog ou ainda simplesmente lendo os posts que circularam no Aldeia. Foi esta rede, informalmente formada, que fez o blog existir de fato, sem isso, não teria todos estes anos na ativa. A todo/as vocês meus sinceros e fraternos agradecimentos. 

A luta segue e muito em breve nos encontraremos novamente em uma nova "trincheira de resistência" na web. 


PS: Esta "Aldeia Gaulesa" na blogosfera se encerra em um momento muito particular e carregado de sentidos políticos. Uma outra "Aldeia Gaulesa" se ergue na Europa: a Grécia de Alexis Tsipras, Varoufakis e o Syriza. A Grécia que ousa se erguer de forma soberana, legitimada por um plebiscito onde 60% decidiu, por um novo caminho. Decidiu dar um basta as políticas de austeridade, impostas pela Troika (FMI, União Europeia, Banco Central Europeu), presas em sua ortodoxia neoliberal, que repedidas vezes, nas últimas décadas, tem se mostrado desastrosas. Esperamos que esta tentativa grega tenha sucesso e que inspire os povos europeus a buscarem outras alternativas emancipatórias que rompam com a ditadura dos mercados.

domingo, 12 de julho de 2015

Notas 1º semestre 2015 Joinville

Notas para conferência antes da publicação definitiva no diário. Divergências podem ser esclarecidas no email: jeisonheiler@gmail.com

Role para baixo para encontrar outras Turmas/Disciplinas

Turma / DisciplinaT1518101 / 1768 - CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO - MATUTINO
Código
Sigla
Data
Peso
N01
27/04
10
N02
15/06
10
N03
29/06
10
N04
29/06
10
N05
N06
N07
N08
N09
N10
N11
N12
MédiaFaltasFreq. %
1202389  7,8   7,0  8,0        5,71283
1202427  8,8  9,5  7,0  10,0        8,8888
1204431  8,8  9,2  10,0  10,0        9,50100
1204644  6,8  7,5  7,0  7,0        7,11283
1205491  7,8  0,0  0,0  0,0        2,05227
1206493  9,0  9,0  10,0  10,0        9,5494
1206496  9,3  9,8  9,5  10,0        9,7888
1206499  9,9  9,2  6,5  9,0        8,7494
1206507  9,0  8,5  6,5  8,0        8,0494
1206512  8,5  6,8  6,0  9,0        7,61677
1206513  7,8  9,0  6,0  6,0        7,2494
1206519  9,5  9,5  9,5  10,0        9,6691
1206533  9,0  8,5  10,0  10,0        9,41677
1206534  8,5  9,8  8,5  10,0        9,20100
1206554  6,8  6,8  8,0  9,0        7,7888
1206558  8,0  6,8  9,5  8,5        8,2494
1206560  9,2  9,8  10,0  10,0        9,8888
1206562  9,2  8,5  6,5  8,0        8,10100
1206569  8,8  6,8  6,0  7,5        7,30100
1206570  8,0  8,0  8,5  10,0        8,6494
1206572  9,8  9,2  10,0  10,0        9,80100
1206575  8,5  9,0  8,5  9,0        8,8494
1206576  9,2  9,2  10,0  10,0        9,6494
1206580  9,3  9,5  10,0  10,0        9,7494
1206588  9,2  9,0  10,0  10,0        9,6494
1206589  9,8  6,5  10,0  10,0        9,1888
1206603   9,0  6,5  8,5        6,0888
1206605  8,5  9,0  8,0  8,0        8,4494
1206611  8,5  7,8  8,5  8,5        8,30100
1206660  9,5  9,0  8,5  9,0        9,0888
1206740  8,5  6,2  6,0  7,0        6,91283
1206837  8,8  9,5  9,0  10,0        9,30100
1207194  9,2  7,5  7,0  10,0        8,4888
1207203  8,8  6,5  6,5  7,5        7,3494
1207506  8,5  7,5  8,5  8,5        8,3494
1207516  6,5  8,2  8,5  10,0        8,30100
1207519  9,0  9,0  9,5  9,5        9,30100
1207533  9,0  8,8  9,0  10,0        9,20100
1207536  8,0  9,5  10,0  10,0        9,40100
1207540  7,2  9,5  7,0  8,5        8,1888
1207541  10,0  9,5  8,5  10,0        9,51283
1207549  9,0  9,0  8,5  9,0        8,90100
1207627  9,5  8,5  10,0  10,0        9,50100
1207629  9,0  8,2  8,5  8,5        8,6494
1207658  9,0  9,0  10,0  10,0        9,5888
1207695  9,2  9,5  10,0  10,0        9,7888
1207748  9,8  9,5  8,0  9,5        9,2888
1207755  7,5  9,5  7,0  8,0        8,01677
1207756  8,5  8,5  7,0  8,0        8,0494
1207764  9,0  9,5  10,0  10,0        9,6494
1207765  8,0  9,2  9,0  8,0        8,6494
1207778  7,8  9,2  6,5  7,0        7,6494
1207809  9,2  7,8  10,0  10,0        9,31677
1207834  8,0  8,5  8,5  9,0        8,5494

Turma / DisciplinaT1518301 / 1768 - CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO - NOTURNO

Código
Sigla
Data
Peso
N01
28/04
10
N02
16/06
10
N03
23/06
10
N04
23/06
10
N05
N06
N07
N08
N09
N10
N11
N12
MédiaFaltasFreq. %
1201848  9,0  9,2  8,0  8,0        8,61677
1202071  9,0  7,8  10,0  8,0        8,7494
1202729  8,8  9,0  9,0  9,0        9,01480
1204139  8,5  8,8  10,0  10,0        9,3297
1204445  9,3  7,5  9,0  8,0        8,51480
1204509  9,2  8,2  7,5  8,5        8,4691
1204527  8,8  7,5  9,0  9,0        8,61480
1204582  6,8  9,0  9,0  9,0        8,5494
1204635  9,2  9,5  7,5  10,0        9,11283
1204711  7,8  9,2  10,0  10,0        9,3494
1204759  8,8  9,0  10,0  9,0        9,21283
1205069  9,0  9,5  9,0  9,0        9,10100
1205182  7,0  9,2  10,0  9,0        8,80100
1205222  0,0  0,0  0,0  0,0        0,04833
1205562  9,2  8,5  7,5  9,5        8,70100
1206382  7,2  9,8  10,0  9,0        9,0691
1206395  10,0  9,5  10,0  10,0        9,9494
1206414  8,8  9,0  10,0  9,0        9,21086
1206490  7,5  9,2  10,0  9,5        9,1888
1206498  9,2  8,5  9,0  8,0        8,7691
1206501  9,9  8,0  10,0  10,0        9,50100
1206505  7,5  9,5  10,0  10,0        9,31283
1206516  9,0  8,8  10,0  10,0        9,51677
1206520  7,8  8,5  8,0  8,0        8,1691
1206524  8,8  8,2  10,0  10,0        9,3888
1206536  7,5  9,5  8,0  8,0        8,31086
1206551  8,2   10,0  8,0        6,62269
1206552  9,5  8,0  9,0  9,5        9,00100
1206555  8,5  9,5  7,0  9,5        8,6888
1206563  9,8  9,5  8,0  9,0        9,10100
1206565   7,5  10,0  9,0        6,61086
1206579  9,8  8,8  7,5  9,0        8,8494
1206581  9,5  9,2  7,0  9,0        8,7494
1206585  9,0  9,2  10,0  10,0        9,6494
1206598  10,0  9,5  8,0  10,0        9,40100
1206599  9,5  8,2  8,0  9,0        8,7494
1206604  8,2  8,2  8,0  8,0        8,1888
1206609  10,0  9,5  10,0  10,0        9,9494
1206610  9,5  9,5  10,0  10,0        9,8494
1206616  10,0  9,0  10,0  9,0        9,5691
1207064  10,0  8,5  8,0  10,0        9,11283
1207118  7,8  9,2  9,0  8,0        8,5888
1207498  8,8  8,2  8,0  8,0        8,3494
1207504  6,5  9,2  10,0  9,0        8,71086
1207507  9,0  9,0  10,0  10,0        9,5494
1207508  8,2  9,5  7,0  9,0        8,41677
1207514  7,2  8,2  9,0  9,0        8,4297
1207522  8,2  8,5  9,0  9,0        8,70100
1207524   6,2  9,0  9,0        6,1888
1207525  0,0  0,0  0,0  0,0        0,04044
1207537  8,8  9,2  7,0  8,5        8,4888
1207539  6,0  7,8  10,0  8,0        8,0297
1207542  6,5  6,2  7,5  7,0        6,81875
1207548  9,0  9,0  10,0  10,0        9,51283
1207553  7,0  9,8  10,0  10,0        9,21086
1207558  9,5  9,5  10,0  10,0        9,81283
1207608  9,2  8,5  7,0  8,0        8,2494
1207616  8,8  8,8  10,0  10,0        9,40100
1207617  7,0  8,5  9,0  8,5        8,32072
1207618  9,8  8,5  10,0  10,0        9,6494
1207624  10,0  9,5  10,0  10,0        9,90100
1207639  7,2  9,5  9,0  8,0        8,4888
1207697  9,0  10,0  10,0  10,0        9,80100
1207835  7,8  9,2  10,0  10,0        9,3888