No último dia 20, cerca de 50 acadêmicos do Curso de Direito da Católica de Santa Catarina em Joinville visitaram a aldeia indígena Guarani do Piraí, em Araquari. A aldeia tem uma população de cerca de 120 indígenas e pertence à etnia Guarani-Mbya. A turma estava acompanhada do professor Jeison Giovani Heiler, que ministra a disciplina de Antropologia Jurídica.
Os acadêmicos foram recepcionados pelo Cacique Ronaldo Costa que conversou com acadêmicos na “Casa de Reza”, local sagrado para a etnia. Os indígenas também fizeram apresentações culturais com o coro de crianças cantando canções no dialeto guarani. A visita foi acompanhada por técnicos da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), que palestraram aos alunos falando sobre a política indigenista e sobre o conjunto de nove aldeias que circundam a região de Joinville, fruto de um processo de demarcação e regularização de terras indígenas deflagrado durante os anos 90, em atendimento ao art. 231 da Constituição Federal de 1988.
Durante a visita, os acadêmicos também conheceram a escola indígena onde se dá a alfabetização bilíngue das crianças com professores indígenas e o Projeto Pirá, que prevê a construção de lagoas de peixes nas aldeias, como parte de uma política de inserção de proteína animal na dieta destas comunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário