terça-feira, 28 de março de 2017

Presidente do Hospital Beneficência Portuguesa, Denise Santos, diz que no Brasil hospital virou "Butique de Saúde"

Presidente do Hospital Beneficência Portuguesa, Denise Santos, diz que no Brasil hospital virou "Butique de Saúde"

https://www.uol/economia/especiais/entrevista-denise-santos-beneficencia-portuguesa.htm#ps-virou-butique-de-saude

Vou dizer só uma coisa: Tá certo que essa gente quer extinguir o Sistema de Saúde Pública, nosso SUS que atente diariamente milhares de brasileiros a um custo de R$ 2,09 por brasileiro/dia. ((Link Comparativo até 2012)

Nestes termos, um dos mais eficientes do mundo. Mas o que esta senhora está dizendo é um grande escracho com a população de trabalhadores que suportam filas e más condições para receber um atendimento de saúde. Chamar de "Butique" os PS dos hospitais revela a completa ausência de conhecimento da realidade brasileira e um profundo preconceito e ressentimento com as pessoas mais simples que agora tem o direito de receber um atendimento de saúde garantido pela LEI MAIOR do pais, a Constituição Federal.

 É evidente que como administradora de um hospital PRIVADO que usa o rótulo da beneficência/filantropia para regatear desoneração nos impostos devidos ao Estado a presidente daquela instituição tem interesses em destacar a lógica Saúde-Mercadoria em detrimento da lógica Saúde-Direito.  Olho aberto minha gente. Já se disse, "pouca saúde e muita saúva os males do Brasil são."

Literatura sobre o tema:

Estudo sobre os hospitais filantrópicos no Brasil

http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/viewFile/6270/4861

Dados sobre o SUS:

http://datasus.saude.gov.br/informacoes-de-saude/publicacoes/anuarios



Nenhum comentário:

Postar um comentário