segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Tese de Doutorado defendida em 01/02/2018: O FENÔMENO DA REITERAÇÃO NO FINANCIAMENTO ELEITORAL BRASILEIRO - Perfil de Financiadores e o Impacto no Desempenho eleitoral empresarial

Resumo da Tese:

Adotando a perspectiva dos financiadores empresariais, esta tese trata do tema de financiamento eleitoral inserindo uma nova variável de controle: a reiteração destes financiadores no tempo. O objetivo geral é investigar as motivações dos financiadores adotando como sistemática de controle identificar se as doações eleitorais de empresas apresentam interação entre diferentes eleições. Em outras palavras, se inquere quais os tipos de vínculos que se estabelecem entre financiador, partidos e candidatos e se estes vínculos subsistem entre diferentes ciclos eleitorais.

Basicamente a pesquisa se articulou em torno da seguinte problemática: a) Qual a importância da reiteração no sistema de financiamento eleitoral privado (empresarial) brasileiro? b) Qual a população de financiadores reiterados no universo total de empresas que opta por se engajar financeiramente no processo eleitoral? c)Quais os fatores determinantes para a ocorrência da reiteração ou desistência no financiamento eleitoral? d) A reiteração no financiamento entre diferentes ciclos tem impacto positivo no desempenho eleitoral do financiador? e) Qual o perfil do financiador eleitoral brasileiro? f) Determinados perfis de financiador são mais bem-sucedidos em relação ao resultado eleitoral? As hipóteses da pesquisa se desdobram em dois grupos. i) Hipóteses sobre os fatores que explicam os padrões de reiteração; H1- O desempenho do(s) candidato(s) patrocinado(s) pelo financiador relaciona-se com a manutenção do financiamento eleitoral no ciclo seguinte. Controlando-se outras variáveis como setor econômico e ideologia uma outra hipótese subjacente a este modelo é a de que os valores de financiamento também possam explicar a reiteração ou desistência. Sustentando-se que doações mais expressivas levam a reiteração no financiamento, ao passo que doações menores favoreçam a desistência dado o menor engajamento que representariam. ii)Hipóteses sobre o impacto da reiteração. H2 - Financiadores reiterados acumulam expertise e seus patrocinados possuem maior êxito eleitoral do que novatos em matéria de financiamento eleitoral.  H3: É possível identificar perfis de financiadores vinculados e estratégicos no que diz respeito ao engajamento eleitoral sustentando-se a hipótese de que financiadores de perfis estratégicos teriam melhor desempenho eleitoral em relação a outros perfis. Para atender a este conjunto de objetivos em termos metodológicos o desenho de pesquisa envolveu o desenvolvimento de três distintos modelos de análise de regressão (logística bivariada e linear multivariada)  tomando por base as declarações de gastos dos partidos e candidatos para o TSE nas eleições de 2010 e 2014.  Por esta metodologia o financiamento eleitoral esteve presente em todos os modelos. Como variável explicativa, da reiteração, no primeiro caso, e do resultado eleitoral no segundo e terceiro modelos. Entre os resultados alcançados demonstrou-se como o fenômeno da reiteração é importante para compreensão do sistema de financiamento eleitoral brasileiro como um todo. Identificando-o como um mercado concentrado em poucos e reiterados financiadores atuando de modo articulado entre motivações estratégicas na sua maior parte, mas também, com a presença de financiadores com motivações ideológicas de longo prazo.



Palavras-chave: Financiamento Eleitoral; Eleições; Democracia; Reiteração; Empresariado; Perfil Financiador



Agradeço imensamente a estas pessoinhas: Joice (Vida); meu filho Lenini, Beatriz (Mae), minha filha Marina e Meu Pai Sabiá.


No final aquela confra com os Profes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário