quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Barbie?

Mais uma para a disciplina de Sociologia do curso de Moda da Catolica de SC. Ouvi dizer que as meninas do curso são um tanto aficionadas pela boneca barbie. A notícia abaixo pode provocar uma pequena mudança de perspectiva.

Imagem extraída do site:http://www.retronaut.co/2010/05/barbie-in-old-age/ - from “To His Coy Mistress”
                                                                                                Andrew Marvell

Barbie é mutilada e decapitada por crianças britânicas

18 de diciembre de 2005  15h37




Fonte: http://www.pr.terra.com/tecnologia/interna/0,,OI801795-EI1140,00.html


 As meninas com idades entre 7 e 11 anos odeiam a Barbie, segundo um estudo divulgado hoje no Reino Unido, que revela que muitas meninas admitem ter torturado, mutilado e até mesmo decapitado a boneca.

O estudo, feito por investigadores da Universidade de Bath (sudoeste da Inglaterra), assinala que as meninas rejeitam a Barbie porque a consideram um ícone feminino e um símbolo de sua primeira infância.
Os responsáveis do estudo, que perguntaram a cem crianças britânicas sobre suas atitudes em relação a uma variedade de produtos da marca, descobriram que a boneca americana provocava as reações mais intensas.
"Quando perguntamos a elas sobre a Barbie, a boneca provocava rejeição, ódio e violência", explicou o doutor Agnes Nairn, que dirigiu o estudo. "As meninas com que falamos consideravam que torturar a Barbie era uma atividade legítima, como outras possíveis formas de brincar com a boneca", acrescentou.
O pesquisador explicou que as mutilações sofridas pela boneca são "variadas e criativas", e vão "desde a decapitação até a queima". Uma menina confessou ter colocado a boneca no microondas.
O estudo também revela que as meninas dizem ter "uma caixa cheia de Barbies", por isso, de acordo com os investigadores, a boneca não é um objeto especial para elas, mas algo que está disponível e que, por isso, é rejeitado. "Isto pode explicar de forma alguma a violência", disse o diretor do estudo.
"Enquanto para um adulto o prazer que uma criança sente torturando suas bonecas é profundamente inquietante, do ponto de vista infantil é uma forma imaginativa de se desfazer de uma mercadoria que está sobrando, da mesma forma que alguém poderia amassar latas para reciclar", explicou.
Em contraste a esse sentimento hostil, o estudo revela que os meninos conservam sentimentos de nostalgia e afeto em relação ao Action Man.
O estudo, que também analisou a atitude das crianças em relação à publicidade e aos produtos da marca, revela que, embora estes admitam comprar regularmente produtos que vêem anunciados na televisão, muitas crianças não gostam de ser alvo direto dos anúncios.

------------------------§§§§§§-----------------------------------§§§§§--------------------------------§§§§§

Mas quando o negócio é destruir umas barbies pra valer, ninguém no mundo melhor do que ela:


Nenhum comentário:

Postar um comentário