sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O mito da caverna na visão de maurício de souza






Extraído de Revista Miséria.

12 comentários:

  1. A Alegoria do Mito da Caverma de Platão, foi muito bem representada e resumida para o endentimento das pessoas. Muitos séculos se passaram desde Platão e estamos alienados cada vez mais, ou seja "Adimirando as projeções da vida".
    Amabille da Silva Mendonça
    Direito 1.1
    Uniasselvi / Fameg

    ResponderExcluir
  2. Articulando com as palavras de José Saramago, "estamos de facto, todos cegados" que pode-se fazer para romper o véu que põe-nos a todos a admirar e espantar-se com meras projeções? E o que o direito pode ter a ver com essa história?

    ResponderExcluir
  3. Maneira muito criativa de mostrar qua todos necessitam de um tempo para alcançar a compreensão sem ofuscar as ideias. Pena que a humanidade está levando tempo demais. Ainda estamos presos a atavismos e rejeitamos novos paradigmas, comtemplando imagens e pouco proveito tiramos disso.
    Carmen Lorena Vieira
    Direito 1.1
    Grupo Uniasselvi/FAMEG

    ResponderExcluir
  4. bom na minha opinião referente a historia em quadrinhos nos tenta explicar um pouco sobre o mito da caverna de uma forma mais versatio, e referente a o que o mito refere e de duas forma de se viver uma forma onde qunado vc esta dentro da caverna voçe ve o como e as coisas como um todo, ja fora voçe ve a realidade de uma forma mais comun de se ver, voçe apenas ve e observa que akele objeto esta pronto, ja a sombra vc ve apenas um objeto que vc fica pensando como deve ser de verdade, vc se obriga a pensar a expor ideis, isso seria um pouco da minha opinião.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que Maurício de Souza, sobe resumir de forma criativa e divertida O Mito da Caverna de Platão,que apesar de ter sido escrito por volta do século IV a.C retrata muito bem a realidade que estamos vivendo... Nós estamos acostumados a ver a o mundo que nos contempla da forma que queremos, não vemos a realidade tal como ela é, somos cada vez mais manipulados pela mídia, pelos políticos... aceitamos tudo o que nos dizem, sem questionar,continuamos alienados... ou seja, ainda continuamos cegos não querendo aceitar a realidade como ela verdadeiramente é!


    Caroline Eichstaedt
    Direito 1.1
    Uniasselvi /Fameg

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Estamos tão habituados e acomodados, com o dia-a-dia, que nem nos questionamos o que é real e o que é mito.Acordamos todos os dias, vemos noticiários para nos atualizar sobre os acontecimentos, e a realidade do mundo, mas nem se quer nos perguntamos o que é a realidade?? olhamos para o que a televisão nos mostra e criticamos, ou apoiamos, algo que nem sabemos se tem algum embasamento,um exemplo é o homem na lua...existem imagens, mas será verdade ?
    a mesma coisa pode acontecer com política, e até os juros altos que pagamos e nem sabemos porque.
    se torna difícil vivermos em um mundo que hoje movido a marketing e máscaras...Se queremos explicações temos que ir atrás e não apenas ouvir o que a TV diz e aceitar.
    Maurício de Souza abordou de maneira simples e objetiva o modo limitado em que muitos de nós encaramos a realidade, muitos preferem " VER SOMBRAS EM CAVERNA E ACHAR LINDO", do que procurar a realidade e a essência das coisas.

    Lucas Posanske DIR 1.1 Uniasselvi fameg.

    ResponderExcluir
  8. Posso dizer de maneira bem simples, que antes eu tinha o senso comum(como o mito), e hoje eu já tenho outra visão, vejo as coisas como elas realmente são. O estudo abre seus horizontes e te leva cada vez mais a pesquisar o que antes era desconhecido.

    Vanessa da Silva Costa DIR 1.1 Uniasselvi / Fameg

    ResponderExcluir
  9. Esta é uma forma divertida de expressar de como estamos imersos no mundo do faz-de-conta, da ilusão e da escuridão. Ou seja, é necessário estimularmos a crítica em nós mesmos, é necessário não nos contentarmos com pouco, é necessário emergirmos para ver a luz do sol...
    A "zona de conforto" propicia um certo comodismo ao cidadão, dando a entender que a busca pelo conhecimento seja ele científico ou vulgar chegou ao fim. Isso tudo se mantém até o momento em que o cidadão é ameaçado por "algo ou alguém", sendo ele de certa forma "obrigado" a entrar no mundo de outrem.
    Assim sendo, o cidadão percebe o quão colorido é o mundo, e a partir disto, tenta recuperar o tempo perdido!!
    Sob o aspecto jurídico e político, podemos concluir que diariamente somos induzidos a partir de projeções da mídia, a acreditar que o tiririca vai mudar a educação no Brasil, mas oque realmente precisamos é saber e entender nossos direitos e deveres como cidadãos e executá-los na prática.

    Janice Veit/Direito 1.1 Uniasselvi/Fameg

    ResponderExcluir
  10. Estamos todos correndo o risco de estar vendo apenas a sobra de uma caverna, e quando vem uma pessoa que sabe da verdade, e quer nos mostrar a verdadeira luz, acabamos por desacreditar nessa pessoa(isso ocorre na maioria das vezes.)E então? até que ponto estamos vendo oque realmente é? é por isso que devemos ver a coisas como elas realmente são! para criar um ver próprio, criticar, buscar a realidade!

    ResponderExcluir
  11. Platão escreveu o mito da caverna há muito tempo atrás, e várias pessoas continuam correndo e perseguindo a sombra da caverna até hoje, será que um dia conseguiremos nos livrar de tantos paradigmas? O Direito contém várias ferramentas que bem utilizadas nos da uma esperança de um futuro melhor, de transformar, renovar, de definir o que realmente importa.

    Sandro R. Rodniski|Direito 1.1 FAMEG.

    ResponderExcluir
  12. Ótimos comentários!!! Alguns ingredientes novos apareceram na discussão, enriquecendo o que debatíamos em sala de aula. Acho que a Janice abordou um ponto chave: "podemos concluir que diariamente somos induzidos a partir de projeções da mídia, a acreditar que o tiririca vai mudar a educação no Brasil" São várias as projeções midiáticas e ideológicas que tomamos por realidade, inclusive no campo jurídico, que definem algumas decisões importantes que tomamos. Mudaria algo nas decisões dos brasileiros(as)rever a crença nas instituições jurídicas? Até que ponto o advogado é essencial na administração da justiça, conforme estabelece a constituição? Todo poder emana do povo? Não precisamos mesmo da implantação da defensoria pública no Estado de SC? E a ironia que assola o povo Grego: Os 130 bilhões do pacote de resgate financeiro serão repatriados aos cidadãos, ou servirão apenas para bancar as aventuras de uma dúzia de especuladores financeiros? Etc etc etc....Ou como perguntara Sandro: Quando vamos parar de correr atrás das sombras???

    ResponderExcluir