Viagem à Capital sob suspeita
Visita de Ivo Konell à Secretaria de Planejamento é analisada pelo MP
Extraído: Jornal A Notícia - 18 de abril de 2012. | N° 1467
O promotor Ricardo Viviani de Souza, de Jaraguá, que trata de assuntos ligados à moralidade administrativa, investiga o comportamento do ex-secretário de Administração Ivo Konell em relação à Prefeitura.
O inquérito civil público, instaurado em 16 de março, foi motivado por denúncias levadas até o órgão e são amparadas nas informações apresentadas pela imprensa de que o ex-secretário estaria agindo em nome da atual administração, sob o consentimento da prefeita Cecília Konell. A investigação no inquérito também recai sobre a líder do Executivo.
Na semana passada, o ex-secretário esteve em Florianópolis, na Secretaria de Planejamento, para tratar questões referentes à discussão sobre a posição da antena de uma rádio no morro da Boa Vista.
Promotor diz que questão não é novidade
“Eu tive conhecimento pelo jornal de que ele estaria tratando de assunto do município e isso causou estranheza”, disse o promotor de justiça.
O representante do Ministério Público afirma que, apesar de ter tido conhecimento pela imprensa, a questão não é novidade. Por isso, o inquérito foi instaurado há pouco mais de um mês. Ele disse que o objeto da ação apura a suspeita de ilegalidade do exercício de função pública por parte de uma pessoa que não está nomeado para ocupá-la.
“Estamos investigando também a possível inércia da prefeita Cecília Konell ou a omissão dela em deixar que isso aconteça. Porque foi ela mesma quem exonerou, como também não mais o nomeou para o cargo”, afirma o promotor.
Para ele, não existe lógica alguém que tenha sido exonerado continue a exercer o cargo. “E, principalmente, de que o chefe do Poder Executivo permita que isso aconteça”, ressaltou Souza.
diego.rosa@an.com.br
DIEGO ROSA
Convite foi feito pela prefeita
A prefeita Cecília Konell disse que o pedido para o ex-secretário de Administração Ivo Konell ir a Florianópolis, na Secretaria de Planejamento, para tratar da questão do limite com Massaranduba, foi baseado no conhecimento que ele tem sobre o assunto.
Segundo a Prefeitura, dois decretos, um de 1987, quando Ivo Konell era secretário de Administração, e outros de 1989, quando ele era prefeito, abordam que o morro da Boa Vista, fica em uma área de interesse social, sob responsabilidade da administração de Jaraguá e que o município é que decretou o local como apropriado para a implantação de projetos turísticos e a instalação de antenas de radiodifusão e telecomunicação.
Na semana passada, a prefeita afirmou que Ivo foi à Capital porque ela pediu para ele ir debater o assunto em nome dela. “Ele foi me representar”, disse. Questionada se o ex-secretário tinha autonomia para isso, a prefeita informou que ele foi como marido dela e não como integrante da Prefeitura.
Cecília ressaltou que por causa da polêmica sobre os limites e para defender os interesses de cidade, foi solicitado ao ex-secretário para que fosse à Secretaria de Planejamento. Ontem à tarde, a prefeita foi procurada, mas estava em reunião no gabinete. Konell disse que levou os documentos na Secretaria de Planejamento como cidadão para alertar sobre a questão da definição sobre os limites com Massaranduba e que podem prejudicar o município.
A Prefeitura acusa o prefeito de Massaranduba, Mario Fernando Reinke, de autorizar indevidamente a instalação de equipamentos de uma rádio. “Eu conheço esse assunto profundamente. Essa é uma questão que qualquer um pode denunciar”, destacou Konell.
SAIBA MAIS:
O inquérito civil é uma investigação que o Ministério Público instaura com base em denúncias sobre determinada suspeita de irregularidade. No processo, o promotor ouve testemunhas sobre o assunto. Caso haja comprovação da ação, a investigação é encaminhada para a Justiça avaliar. Se for acatada, o inquérito vira uma ação judicial.
ALERTAS DEVEMOS FICAR TODOS NÓS COM ESSA SITUAÇÃO. AS PESSOAS PRECISAM SE DAR CONTA DE QUE ELEGERAM UMA MARIONETE!!!
ResponderExcluir