31.07.2012 às 18h22
O juiz da 102ª Zona Eleitoral (Rio do Sul), Geomir Roland Paul, indeferiu o registro de 17 candidatos a vereador da região por serem considerados analfabetos. Essa condição foi comprovada por pareceres técnicos firmados por professores mestres e especialistas em alfabetização, com base em testes realizados pela Universidade do Alto Vale (Unidavi). Os candidatos, que não tiveram os nomes revelados para evitar constrangimentos, podem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.
Os testes foram determinados pelo magistrado após requerimento do promotor da 102ª ZE, Eduardo Chinato Ribeiro. Ao todo, 84 candidatos dos municípios de Aurora, Agronômica, Rio do Oeste, Laurentino, Lontras e Presidente Nereu foram convocados para comprovarem a sua alfabetização, pois os documentos apresentados com os pedidos de registro deixaram dúvidas quanto a essa condição, que é indispensável para ocupar o cargo de vereador.
A Unidavi aplicou questões utilizadas pelo Ministério da Educação na "Provinha Brasil", que confere a alfabetização de crianças. Os pareceres técnicos apontaram que, dos 76 candidatos que fizeram os testes, 59 foram considerados aptos e 17 inaptos (quase 22%).
Fonte: Por Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC
Creio que esse "teste" deveria ser aplicado obrigatoriamente a todos os candidatos, em todas as cidades do Brasil. Diminuiria o número de líderes políticos desqualificados à gerir os problemas de nosso povo. Poderiam, inclusive, aplicar para alguns membros do Congresso Nacional.. rsrs
ResponderExcluir