quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Como escolher um candidato a vereador entre tantos nomes nestas eleições?

"A Notícia" falou com especialistas e fez um guia para você ter mais informações sobre os concorrentes
Hassan Farias
“Você se lembra em quem votou para vereador na última eleição?”. A pergunta pode até parecer repetitiva, mas a resposta pode evidenciar a falta de preparo do eleitor na hora de escolher os representantes da população no Legislativo. O parlamentar é uma figura importante no desenvolvimento do município pois cabe a ele propôr e votar leis que melhorem a cidade, além de fiscalizar as ações do Executivo. EmJoinville, são 400 candidatos na eleição deste ano e o desafio é saber o que levar em consideração na hora de depositar a confiança do voto em um deles, que irá compor a bancada de 19 vereadores a partir de janeiro de 2017.

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

O doutor em ciência política Jeison Giovani Heiler explica que a decisão de em quem votar tem que passar pela busca do maior número de informações possíveis sobre o candidato. O histórico político e de envolvimento com a sociedade civil são pontos importantes a serem observados. Se o candidato tiver um passado político é necessária também uma pesquisa sobre as ações dele enquanto ocupava o cargo. O especialista lembra que o gasto com diárias e a quantidade de faltas de um vereador nas sessões, por exemplo, podem ser consultados no portal da Câmara na internet, um recurso extra no momento da escolha.

– A forma que me parece mais razoável de decidir é olhando o histórico. Cada vez mais, o eleitor vai tomar sua decisão em fatos e menos com base nas promessas. Mas também é importante que o eleitor veja a Lei Orgânica do município, que disciplina quais as competências e atribuições de um vereador, e compare com as propostas para ver se ele não está agindo de má fé ao pregar o que não pode cumprir – explica.
Com a redução do tempo de campanha e a ausência dos vereadores nos horários de propaganda eleitoral – eles aparecem apenas em inserções de 30 segundos durante a programação – ficou também mais difícil para o eleitor saber quem são os candidatos. Heiler sugere que o eleitor procure se informar sobre quem está concorrendo as vagas no Legislativo e não espere para buscar o histórico em cima da hora.

– Se o eleitor começar a prestar atenção e melhorar o processo de escolha, a gente melhora também a qualidade da democracia e da nossa representação – aponta.

http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/politica/noticia/2016/09/como-escolher-um-candidato-a-vereador-entre-tantos-nomes-nestas-eleicoes-7382926.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário