sábado, 24 de setembro de 2016

Entenda o que faz um candidato a vereador ser mais forte nas eleições

No dia 2 de outubro, 408 candidatos disputam o voto do eleitor para ocupar um dos 19 cargos a vereador em Joinville. Com 45 dias de campanha eleitoral para se apresentar à população e divulgar as propostas nas ruas, no rádio, na televisão e nas redes sociais, muitos eleitores se perguntam: o que faz um candidato se destacar e conseguir se eleger?

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Para o cientista político Jeison Giovani Heiler, o principal fator é a quantia de dinheirogasta pelo candidato para fazer a campanha. Os recursos assumem papel importante na disputa porque são por meio deles que o candidato vai investir em material de divulgação e na contratação de pessoal.

O especialista realizou um estudo em que analisou a prestação de contas das eleições de 2008 nos municípios catarinenses e constatou que, nas maiores cidades, como Joinville, os candidatos que arrecadaram mais recursos têm mais chances de se eleger.

— Eles foram divididos em cinco faixas de gastos. Os que estão na faixa dos 10% que mais gastaram chegam a ter 40 vezes mais chances do que os situados em faixas menores — exemplifica.

Nas eleições deste ano, a legislação estipulou que o limite de gastos para os candidatos a vereador é de R$ 215.740,42. Com isso, fica proibida a doação de pessoas jurídicas (empresas), o que também impacta na captação de dinheiro.

Em 2008, sem este limite orçamentário, os candidatos a vereador eleitos em Joinville gastaram, em média, R$ 47,5 mil, enquanto que os não-eleitos gastaram, em média, R$ 8,8 mil.

Mas não é apenas isso. Candidatos que têm menos recursos e tempo de exposição na TV – neste ano, eles aparecem apenas em inserções durante a programação –, ficam em desvantagem se comparados aos que buscam a reeleição, assim como aqueles que já têm um trabalho conhecido e mobilizam maior número de pessoas.

Heiler explica que a receita para conseguir uma boa votação é conhecida: fazer muitas visitas, ampliar a rede de contatos e adotar estratégias para mobilizar o maior contingente de pessoas, além de saber usar as redes sociais, que hoje fazem grande diferença.

Ele observa ainda que se a legislação eleitoral atual for mantida nas próximas eleições, os candidatos terão de entender que a campanha terá de ser construída ao longo do mandato e não apenas no período das eleições. Essa mudança tende a politizar a sociedade e enfraquecer candidatos oportunistas.

Escolaridade e sexo influenciam eleitor
 
Outros dois fatores representam papel considerável na escolha de um vereador. Segundo o cientista político Jeison Heiler, o estudo apontou que o candidato menos escolarizado tem mais chances de vencer a eleição porque gera mais identificação com o eleitor do que aquele que tem melhor formação.

O sexo dos postulantes ao Legislativo também tem influência, revela o estudo. De acordo com Heiler, as mulheres têm metade da chance de se eleger quando comparadas aos homens.

— Primeiro, porque elas (as mulheres) têm menos recursos do que os homens. Na prestação de contas das campanhas que observei, em média, as mulheres acessam metade dos recursos que os homens. A outra dificuldade é em relação ao voto útil, que é o aproveitamento do voto do eleitor, quando ele não gosta de escolher candidatos que acredita não ter chances. Isso acontece também com as mulheres. Eles (os eleitores) sentem que elas têm candidaturas mais frágeis — explica Heiler.

Fatores políticos também pesam
De acordo com o estudo de Jeison Heiler, outro fator importante que pode influenciar no resultado da eleição é o da coligação em que o candidato se encontra, porque há a possibilidade dele fazer menos votos do que outro e ainda assim conseguir se eleger. O posicionamento político do partido, se ele for situação ou oposição, também deve ser considerado como uma oportunidade para conquistar os eleitores.

Heiler explica que, dependendo da avaliação que a população têm do prefeito, isso pode ser usado durante a campanha pelos vereadores. Se o prefeito estiver bem avaliado ou aparecer em uma boa posição nas pesquisas, os candidatos podem mostrá-lo mais nos materiais de campanha, como santinhos e panfletos para vincular as imagens e atrair mais eleitores.

Do contrário, eles também podem optar em aparecer sozinhos, já que, segundo a lei eleitoral, os candidatos são obrigados apenas a exibir a coligação no material, sem a necessidade da imagem do candidato a prefeito. 

A NOTÍCIA
Disponível: 
http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2016/09/entenda-o-que-faz-um-candidato-a-vereador-ser-mais-forte-nas-eleicoes-7556656.html

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