Brasil Eleitor explica processo de cassação de mandato parlamentar
27.07.2012 às 19h28
O Senado brasileiro cassou, recentemente, o mandato do senador goiano Demóstenes Torres, acusado de quebra de decoro parlamentar. Essa foi a segunda vez que um senador perdeu o mandato por decisão de seus pares. O primeiro caso ocorreu no ano 2000, com Luiz Estevão, do Distrito Federal.
Na edição deste fim de semana, o Brasil Eleitor explica como funciona o processo de cassação de mandato parlamentar, desde a denúncia até a votação em plenário.
Em outra reportagem, o programa mostra quais as restrições impostas pela Lei Eleitoral a agentes públicos em período de campanha. O Brasil Eleitor também explica o que são e como funcionam as convenções partidárias – eventos em que são escolhidos, pelos partidos, os candidatos que disputarão as eleições.
Patrulha Eleitoral
Nesta edição, o programa apresenta, ainda, projeto do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) denominado "Patrulha Eleitoral". A iniciativa faz parte do programa "Eleitor do Futuro" e busca a adesão de estudantes para atuar como fiscais eleitorais.
Criado em 2006, o projeto já contou com a participação voluntária de centenas de estudantes em Porto Velho e no interior do Estado.
Assista
O Brasil Eleitor estreia neste sábado (28), às 7h, pela TV Cultura, e vai ao ar também no domingo (29), às 20h30, pela TV Justiça. O programa é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do TSE, sendo transmitido por 27 emissoras de TV de todo o país.
Esta edição pode ser vista ainda no site do TSE e no canal oficial da instituição no YouTube; na TV Justiça, na terça-feira (12h30), na sexta-feira (18h) e no sábado (6h); e na TV Assembleia, na terça-feira e na quinta-feira, às 8h.
Leia mais:
Fonte: TSE, com edição da Assessoria de Imprensa do TRESC
Nenhum comentário:
Postar um comentário